Refiz assim ficou mais fácil visualizar:
DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM
1- COMO OCORRE ESSE PROCESSO? Individual
Gradual
Continuo
2-Condições necessárias para a aprendizagem Saúde física e mental
Motivação
Maturação
Inteligência
Concentração
Atenção
memória
3-Qual a relação entre aprendizagem e afetividade ? Ensino ----Prática Social
Individuo – Sociedade
4-Capacidades básicas para a aprendizagem: Desenvolvimento da motricidade geral:
Rolar, sentar andar correr remessar,pular, dançar.
Auto identificação, localização do corpo,esquema corpora,abstração do corpo, força muscular.
5-Capacidades básicas para a aprendizagem: Desenvolvimento da motricidade geral:
Rolar, sentar andar correr remessar,pular, dançar.
Auto identificação, localização do corpo,esquema corpora,abstração do corpo, força muscular.
6-Área Sensitivomotora Equilíbrio e ritmo, organização do corpo no espaço, habilidades para reações rápidas,de destreza e agilidade.
Discriminação tátil.
Sentido de direção, lateralidade,orientação espacial
7-Área de habilidades perceptivo- motoras Acuidade auditiva, decodificação auditiva, associação audioverbal, memória auditiva,seqüência auditiva.
Acuidade visual, coordenação e acompanhamentos visuais, discriminações visuais, de formas, figura fundo, memória visual.
8-Perceptivo motora Coordenação muscular, visomotora fina,
Manipulação visomotora de forma e espaço, velocidade de aprendizagem
Visomotora, percepções gustativas e olfativas.
9-Área do desenvolvimento da linguagem
Vocabulário
Fluência na comunicação
Articulação das palavras.
10-Áreas das habilidades conceituais Conceito de número
Classificação e seriação
Informação geral
Compreensão
11-Área de habilidades sociais Aceitação social
Julgamento de valor
Maturidade social
Criatividade e invenção.
12-Distúrbio x Dificuldade x Problema Distúrbio- O aluno como centro
Comprometimento neurológico
Dificuldade- Aluno Mais Ambiente
Problemas de ordem sócio-culturais
13-Diagnóstico
Considera-se que uma criança tenha distúrbios de aprendizagem quando:
- Não apresenta um desempenho compatível com a idade.
- Apresenta discrepância entre o desempenho e sua habilidade intelectual em uma ou mais das seguintes áreas.
Expressão oral ou escrita
Compreensão de ordens orais
Habilidade de leitura e compreensão
Cálculo e raciocínio matemático
14-As principais causas dos problemas de aprendizagem Causas físicas
Causas sensoriais
Causas neurológicas
Causas emocionais
Causas cognitivas
Causas educacionais
Causas sócio-econômicas.
15-Principais causas físicas Perturbações transitórias
Atingem tanto o professor quanto os alunos.
Dores de um modo geral
Doenças parasitárias
Febre
Doenças alérgicas
Doenças infantis
Desnutrição
16-Perturbações permanentes Deficiência orgânica
Não tenham um órgão, membro
Paralisia nos membros
Malformação congênita ou hereditária.
17-Principais causas sensoriais
Visão:
- Reclamação das crianças: dor de cabeça, tontura, náusea, visão nublada, ardume coceira nos olhos, incapacidade de enxergar.
Principais causas Comportamento:
- Fecha ou cobre os olhos
- Projeta a cabeça para frente
- Pisca excessivamente
- Contorce o rosto ao ler
- Chora freqüentemente
- É desajeitada nos movimentos do corpo
- Mantém material próximo do rosto
- Usa o dedo para seguir o que leu
Comportamento:
- Pula linhas ou relê
- Não se lembra do que leu
- Tem desprazer em ler
- Tem dificuldades em ler ou soletrar
- É desatenta.
18-Principais causas emocionais Fracasso escolar
Delinqüência juvenil
Obesidade
Enurese
Tiques
Gagueira
Ansiedade
Medos fobia
19-Principais causas neurológicas Retardamento mental
Lesão cerebral
Centros nervosos da: fala,dos movimentos, da memória, da aprendizagem , audição, visão, olfato,gustação tato equilíbrio.
Disfunção cerebral mínima:
- Distúrbios neurológicos falta de coordenação motora.
- Distúrbio da inteligência; dificuldades de atenção aprendizagem.
- Problemas de comportamentais; indisciplina, depressivo,agressivo, exibicionista.
Problemas escolares:
- Falta de concentração, disgrafia, disortografia, discalculia.
Distúrbio da motricidade:
- Hiperatividade,percepção visual,organização temporal, orientação e estruturação do tempo e do espaço.
Dificuldades de Linguagem.
20-Principais causas intelectuais
Perturbações ou distúrbios intelectuais.
Os superdotados.
Limítrofes.
21-Principais causas sócio-econômicas Classes sociais
Carência cultural
Privação cultural
22-Causas educacionais Influência familiar:
- Ambiente físico e social do lar
- Nível cultural e educacional familiar
Influência do meio escolar:
- Ambiente físico e social da escola
O professor seu planejamento currículo e métodos
Interação professor aluno
Alunos x Família x Escola.
Por Eliana Santini/psicopedagoga
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mesmo que eu não concorde, você tem o direito de dize-lo!