FELIZ 2011





Todas as postagens que não são de minha autoria é dado o devido crédito e citado a fonte, até porque quando se copia algo de alguém a intenção não é fazer plágio e sim divulgar as informações para um maior número de pessoas, favorecendo o conhecimento que é o meu maior objetivo com "ARQUIVO DO SABER".







terça-feira, 17 de agosto de 2010

PSICODESENVOLVIMENTO

Refiz assim ficou mais fácil visualizar:





DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM


1- COMO OCORRE ESSE PROCESSO? Individual

Gradual

Continuo



2-Condições necessárias para a aprendizagem Saúde física e mental

Motivação

Maturação

Inteligência

Concentração

Atenção

memória



3-Qual a relação entre aprendizagem e afetividade ? Ensino ----Prática Social

Individuo – Sociedade



4-Capacidades básicas para a aprendizagem: Desenvolvimento da motricidade geral:

Rolar, sentar andar correr remessar,pular, dançar.

Auto identificação, localização do corpo,esquema corpora,abstração do corpo, força muscular.

5-Capacidades básicas para a aprendizagem: Desenvolvimento da motricidade geral:

Rolar, sentar andar correr remessar,pular, dançar.

Auto identificação, localização do corpo,esquema corpora,abstração do corpo, força muscular.

6-Área Sensitivomotora Equilíbrio e ritmo, organização do corpo no espaço, habilidades para reações rápidas,de destreza e agilidade.

Discriminação tátil.

Sentido de direção, lateralidade,orientação espacial



7-Área de habilidades perceptivo- motoras Acuidade auditiva, decodificação auditiva, associação audioverbal, memória auditiva,seqüência auditiva.

Acuidade visual, coordenação e acompanhamentos visuais, discriminações visuais, de formas, figura fundo, memória visual.



8-Perceptivo motora Coordenação muscular, visomotora fina,

Manipulação visomotora de forma e espaço, velocidade de aprendizagem

Visomotora, percepções gustativas e olfativas.









9-Área do desenvolvimento da linguagem



Vocabulário

Fluência na comunicação

Articulação das palavras.



10-Áreas das habilidades conceituais Conceito de número

Classificação e seriação

Informação geral

Compreensão



11-Área de habilidades sociais Aceitação social

Julgamento de valor

Maturidade social

Criatividade e invenção.



12-Distúrbio x Dificuldade x Problema Distúrbio- O aluno como centro

Comprometimento neurológico

Dificuldade- Aluno Mais Ambiente

Problemas de ordem sócio-culturais





13-Diagnóstico

Considera-se que uma criança tenha distúrbios de aprendizagem quando:

- Não apresenta um desempenho compatível com a idade.

- Apresenta discrepância entre o desempenho e sua habilidade intelectual em uma ou mais das seguintes áreas.

Expressão oral ou escrita

Compreensão de ordens orais

Habilidade de leitura e compreensão

Cálculo e raciocínio matemático



14-As principais causas dos problemas de aprendizagem Causas físicas

Causas sensoriais

Causas neurológicas

Causas emocionais

Causas cognitivas

Causas educacionais

Causas sócio-econômicas.

15-Principais causas físicas Perturbações transitórias

Atingem tanto o professor quanto os alunos.

Dores de um modo geral

Doenças parasitárias

Febre

Doenças alérgicas

Doenças infantis

Desnutrição

16-Perturbações permanentes Deficiência orgânica

Não tenham um órgão, membro

Paralisia nos membros

Malformação congênita ou hereditária.













17-Principais causas sensoriais





Visão:

- Reclamação das crianças: dor de cabeça, tontura, náusea, visão nublada, ardume coceira nos olhos, incapacidade de enxergar.



Principais causas Comportamento:

- Fecha ou cobre os olhos

- Projeta a cabeça para frente

- Pisca excessivamente

- Contorce o rosto ao ler

- Chora freqüentemente

- É desajeitada nos movimentos do corpo

- Mantém material próximo do rosto

- Usa o dedo para seguir o que leu

Comportamento:

- Pula linhas ou relê

- Não se lembra do que leu

- Tem desprazer em ler

- Tem dificuldades em ler ou soletrar

- É desatenta.



18-Principais causas emocionais Fracasso escolar

Delinqüência juvenil

Obesidade

Enurese

Tiques

Gagueira

Ansiedade

Medos fobia

19-Principais causas neurológicas Retardamento mental

Lesão cerebral

Centros nervosos da: fala,dos movimentos, da memória, da aprendizagem , audição, visão, olfato,gustação tato equilíbrio.

Disfunção cerebral mínima:

- Distúrbios neurológicos falta de coordenação motora.

- Distúrbio da inteligência; dificuldades de atenção aprendizagem.

- Problemas de comportamentais; indisciplina, depressivo,agressivo, exibicionista.

Problemas escolares:

- Falta de concentração, disgrafia, disortografia, discalculia.

Distúrbio da motricidade:

- Hiperatividade,percepção visual,organização temporal, orientação e estruturação do tempo e do espaço.

Dificuldades de Linguagem.











20-Principais causas intelectuais





Perturbações ou distúrbios intelectuais.

Os superdotados.

Limítrofes.



21-Principais causas sócio-econômicas Classes sociais

Carência cultural

Privação cultural



22-Causas educacionais Influência familiar:

- Ambiente físico e social do lar

- Nível cultural e educacional familiar

Influência do meio escolar:

- Ambiente físico e social da escola

O professor seu planejamento currículo e métodos

Interação professor aluno

Alunos x Família x Escola.



Por Eliana Santini/psicopedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo que eu não concorde, você tem o direito de dize-lo!