Como identificar a superdotação
1- Aprende fácil e rapidamente.
2 -É original, imaginativo, criativo, não convencional.
3 -Está sempre bem informado, inclusive em áreas não comuns.
4 -Pensa de forma incomum para resolver problemas.
5 -É persistente, independente, autodirecionado (faz coisa sem que seja mandado).
6 -Persuasivo, é capaz de influenciar os outros.
7 -Mostra senso comum e pode não tolerar tolices.
8 -Inquisitivo e cético, está sempre curioso sobre o como e o porquê das coisas.
9 -Adapta-se com bastante rapidez a novas situações e a novos ambientes.
10 -É esperto ao fazer coisas com materiais comuns.
11 -Tem muitas habilidades nas artes (música, dança, desenho etc.).
12 -Entende a importância da natureza (tempo, Lua, Sol, estrelas, solo etc.).
13 -Tem vocabulário excepcional, é verbalmente fluente.
14 -Aprende facilmente novas línguas.
15 -Trabalhador independente.
16 -Tem bom julgamento, é lógico.
17 -É flexível e aberto.
18 -Versátil, tem múltiplos interesses, alguns deles acima da idade cronológica.
19 -Mostra sacadas e percepções incomuns.
20 -Demonstra alto nível de sensibilidade e empatia com os outros.
21 -Apresenta excelente senso de humor.
22 -Resiste à rotina e à repetição.
23 -Expressa ideias e reações, frequentemente de forma argumentativa.
24- É sensível à verdade e à honra.
BIBLIOGRAFIA
Educação Especial: em Direção à Educação Inclusiva, Claus Dieter Stobäus e Juan José Mouriño Mosquera, 274 págs., Edipucrs, tel. (51) 3320-3711 begin_of_the_skype_highlighting (51) 3320-3711 end_of_the_skype_highlighting, 24 reais
INTERNET
Texto Altas Habilidade/Superdotação: Encorajando Potenciais, de Angela M. R. Virgolim
Fonte: Revista Escola
Marina Almeida
Consultora de Ed. Inclusiva, Psicóloga e Psicopedagoga
Instituto Inclusão Brasil e Consultório de Psicologia
R. Jacob Emmerich, 365 conj.13 - Centro - São Vicente-SP
CEP 11310-071
Telefones: (13) 30191443 ou (13) 91773793
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