FELIZ 2011





Todas as postagens que não são de minha autoria é dado o devido crédito e citado a fonte, até porque quando se copia algo de alguém a intenção não é fazer plágio e sim divulgar as informações para um maior número de pessoas, favorecendo o conhecimento que é o meu maior objetivo com "ARQUIVO DO SABER".







domingo, 8 de agosto de 2010

HABILIDADE VISO-MOTORA

Habilidades viso-motora


As habilidades viso-motora referem-se à capacidade de coordenar a visão com os movimentos do corpo. Visão está envolvida em todos os nossos movimentos sejam elas motora grossa ou motora fina.A visão é um componente importante para os movimentos coordenados entre os olhos e as mãos para executar tarefas variadas. Isto refere-se principalmente para escrever ou desenhar.

O que é Percepção Visual?



Percepção Visual é a interpretação do cérebro do que é visto. Isso permite a criança identificar objetos, discriminar cores, tamanhos e formas e aprender a ler e escrever.
 
Competências de Percepção Visual
 
Porque a percepção visual é tão complicado, é dividido em diferentes áreas, que incluem:







*Figura-fundo: Ser capaz de participar ou procurar por algo específico, e ignorar informações irrelevantes. por exemplo: Procuro um lápis azul em uma caixa cheia de lápis de cor.


*Discriminação Visual e Constância: Ser capaz de discriminar as diferenças. Isso inclui as diferenças de tamanho, forma, cor e orientação espacial.Por exemplo: Reconhecendo que uma forma quando ocorre uma mudança do seu lado,ainda é a mesma forma.


*Reconhecimento Visual: Ser capaz de reconhecer pistas visuais e, em seguida, determinar a aparência do produto final, sem os detalhes estarem presentes.Por exemplo: Reconhecendo que irá aparecer em uma foto, ou em um ponto do quebra-cabeça antes que ela tenha sido concluída.


*Memória viso-espacial: Ser capaz de lembrar a localização de um objeto.Por exemplo: Lembrando um objeto perdido ou escondido.


*Memória Visual Seqüencial: Ser capaz de ver e, em seguida, lembrar de uma seqüência de números, letras ou objetos na ordem em que foram inicialmente apresentados.Por exemplo: um número de telefone ou uma linha de miçangas coloridas.
 
As crianças com dificuldades nesta área de conhecimento não percebem automaticamente os detalhes visuais. Eles não gostam de encaixes,quebra-cabeças, labirintos,liga-pontos,jogo sete erros etc Estes tipos de atividades requerem que o criança uma boa informação visual. Tudo isso é difícil e, portanto, não divertido para uma criança com dificuldades de percepção visual.
As crianças que têm dificuldade de processar os estímulos visuais podem mostrar algumas das seguintes dificuldades:



 
As crianças que têm dificuldade de processar os estímulos visuais podem mostrar algumas das seguintes dificuldades:



-Dificuldade de aprendizagem esquerda e à direita;

-Inverte letras ou números ao escrever ou copiar;

-Dificuldade com as atividades que envolvam ritmo;

-Não cruzar a linha média ao fazer tarefas (objetos muda de mão em mão);

-Não usar a mão dominante não para o apoio ao escrever ou copiar;

-Gira corpo ao escrever ou copiar (mais uma vez para não cruzar a linha média);

-Dificuldade em aprender o alfabeto;

-Pequenas dificuldades em semelhanças e diferenças;

-Problemas com a lembrança e escrever letras e números;

-Distração;

-baixo nivel de atenção;

-Problemas de concentração;

-Dificuldade em compreender instruções.

 
Pesquisei, li, achei importante guardar.............
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo que eu não concorde, você tem o direito de dize-lo!