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sábado, 21 de agosto de 2010

DESENVOLVIMENTO CEREBRAL NOS PRIMEIROS ANOS

A partir de uma pesquisa realizada por Shore (2000), foram retiradas cinco conclusões sobre a importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento cerebral humano.

1 - O desenvolvimento humano depende da inter-relação entre a natureza/biologia (nature) e a criação/ambiente (nurture). Ao longo de todo o processo de desenvolvimento, o cérebro é influenciado não apenas pela herança genética individual, mas pelas condições ambientais também.

2 - O cuidado inicial e a criação têm um impacto decisivo em como as pessoas se desenvolvem em sua capacidade de aprender e em sua habilidade para regular as próprias emoções. A maneira como as pessoas se relacionam e respondem às crianças pequenas e como elas mediam o contato de suas crianças com o ambiente afetam diretamente a formação de caminhos neurais.

3 - O cérebro humano tem uma capacidade incrível de mudar, mas o tempo é crucial. Existem períodos sensíveis, onde o cérebro é particularmente eficiente para tipos específicos de aprendizagens. Durante os primeiros dez anos, a habilidade do cérebro para mudar e fazer compensações é grande, que são chamados de períodos críticos do desenvolvimento.

4 - A plasticidade do cérebro. Existem épocas em que a experiência negativa ou a falta de estimulação adequada são mais suscetíveis a apresentar efeitos duradouros e delatários. O desenvolvimento cerebral reflete um grande número de experiências físicas, cognitivas, emocionais e relacionais: o cérebro se organiza em resposta ao padrão, intensidade e natureza dessas experiências.

5 - Evidências científicas reunidas por neurocientistas e especialistas em desenvolvimento infantil apontam para a conveniência e eficácia de intervenções nos primeiros anos de vida. Crianças nascidas em famílias com menos nível de educação formal são as que mais se beneficiam, cognitivamente, dos programas de intervenção.


Schneider, A e Ramires, V.R. Algumas contribuições da ciência sobre o desenvolvimento da primeira infância. Unesco: Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, S/D.


Shore, R. Repensando o cérebro - novas visões sobre o desenvolvimento inicial do cérebro. Porot Alegre: Editora Mercado Aberto, 2000.

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