DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM
1-Como ocorre este processo?
Individual Gradual Continuo
2-Condições necessárias para a aprendizagem:
Saúde física e mental
Motivação
Maturação
Inteligência
Concentração
Atenção
memória
3-Qual a relação entre aprendizagem e afetividade ?
Ensino ----Prática Social
Individuo – Sociedade
4-Capacidades básicas para a aprendizagem:
Desenvolvimento da motricidade geral:
Rolar, sentar andar correr remessar,pular, dançar.
Auto identificação, localização do corpo,esquema corpora,abstração do corpo, força muscular.
5-Área Sensitivomotora
Equilíbrio e ritmo, organização do corpo no espaço, habilidades para reações rápidas,de destreza e agilidade.
Discriminação tátil.
Sentido de direção, lateralidade,orientação espacial
6-Área de habilidades perceptivo- motoras
Acuidade auditiva, decodificação auditiva, associação audioverbal, memória auditiva,seqüência auditiva.
Acuidade visual, coordenação e acompanhamentos visuais, discriminações visuais, de formas, figura fundo, memória visual
7-Perceptivo motora
Coordenação muscular, visomotora fina,
Manipulação visomotora de forma e espaço, velocidade de aprendizagem
Visomotora, percepções gustativas e olfativas.
8-Área do desenvolvimento da linguagem
Vocabulário - Fluência na comunicação - Articulação das palavras.
9-Áreas das habilidades conceituais
Conceito de número- classificação e seriação - informação geral - Compreensão
10-Área de habilidades sociais
Aceitação social- Julgamento de valor- maturidade social- criatividade e invenção.
11-Distúrbio x Dificuldade x Problema
Distúrbio- O aluno como centro- comprometimento neurológico- Dificuldade- Aluno Mais Ambiente
Problemas de ordem sócio-culturais
12-Diagnóstico
Considera-se que uma criança tenha distúrbios de aprendizagem quando:
- Não apresenta um desempenho compatível com a idade.
- Apresenta discrepância entre o desempenho e sua habilidade intelectual em uma ou mais das seguintes áreas.
Expressão oral ou escrita
Compreensão de ordens orais
habilidade de leitura e compreensão
Cálculo e raciocínio matemático
12-As principais causas dos problemas de aprendizagem
Causas físicas
Causas sensoriais
Causas neurológicas
Causas emocionais
Causas cognitivas
Causas educacionais
Causas sócio-econômicas.
13-Principais causas físicas
pertubações transitórias
Atingem tanto o professor quanto os alunos.
Dores de um modo geral
Doenças parasitárias
Febre
Doenças alérgicas
Doenças infantis
Desnutrição
14-Perturbações permanentes
Deficiência orgânica
Não tenham um órgão, membro
Paralisia nos membros
Malformação congênita ou hereditária.
15-Principais causas sensoriais
Visão:
- Reclamação das crianças: dor de cabeça, tontura, náusea, visão nublada, ardume coceira nos olhos, incapacidade de enxergar.
Principais causas:
Comportamento:
- Fecha ou cobre os olhos
- Projeta a cabeça para frente
- Pisca excessivamente
- Contorce o rosto ao ler
- Chora freqüentemente
- É desajeitada nos movimentos do corpo
- Mantém material próximo do rosto
- Usa o dedo para seguir o que leu
Comportamento:
- Pula linhas ou relê
- Não se lembra do que leu
- Tem desprazer em ler
- Tem dificuldades em ler ou soletrar
- É desatenta.
16-Principais causas emocionais
Fracasso escolar
Delinqüência juvenil
Obesidade
Enurese
Tiques
Gagueira
Ansiedade
Medos fobia
17-Principais causas neurológicas
Retardamento mental
Lesão cerebral
Centros nervosos da: fala,dos movimentos, da memória, da aprendizagem , audição, visão, olfato,gustação tato equilíbrio.
Disfunção cerebral mínima:
- Distúrbios neurológicos falta de coordenação motora.
- Distúrbio da inteligência; dificuldades de atenção aprendizagem.
- Problemas de comportamentais; indisciplina, depressivo,agressivo, exibicionista.
Problemas escolares:
- Falta de concentração, disgrafia, disortografia, discalculia.
Distúrbio da motricidade:
- Hiperatividade,percepção visual,organização temporal, orientação e estruturação do tempo e do espaço.
dificuldades de linguagem
18-Principais causas intelectuais
Perturbações ou distúrbios intelectuais.
Os superdotados.
Limítrofes.
19-Principais causas sócio-econômicas
Classes sociais- Carência cultural- Privação cultural
20-Causas educacionais
Influência familiar:
- Ambiente físico e social do lar
- Nível cultural e educacional familiar
Influência do meio escolar:
- Ambiente físico e social da escola
O professor seu planejamento currículo e métodos
Interação professor aluno
Alunos x Família x Escola.
Por fim o bom senso e mais anos de experiência.......................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mesmo que eu não concorde, você tem o direito de dize-lo!