FELIZ 2011





Todas as postagens que não são de minha autoria é dado o devido crédito e citado a fonte, até porque quando se copia algo de alguém a intenção não é fazer plágio e sim divulgar as informações para um maior número de pessoas, favorecendo o conhecimento que é o meu maior objetivo com "ARQUIVO DO SABER".







terça-feira, 17 de agosto de 2010

PSICODESENVOLVIMENTO

DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM

1-Como ocorre este processo?


Individual   Gradual  Continuo

2-Condições necessárias para a aprendizagem:

Saúde física e mental

Motivação

Maturação

Inteligência

Concentração

Atenção

memória



3-Qual a relação entre aprendizagem e afetividade ?

Ensino ----Prática Social
Individuo – Sociedade

4-Capacidades básicas para a aprendizagem:

Desenvolvimento da motricidade geral:


Rolar, sentar andar correr remessar,pular, dançar.


Auto identificação, localização do corpo,esquema corpora,abstração do corpo, força muscular.


5-Área Sensitivomotora


Equilíbrio e ritmo, organização do corpo no espaço, habilidades para reações rápidas,de destreza e agilidade.

Discriminação tátil.

Sentido de direção, lateralidade,orientação espacial

6-Área de habilidades perceptivo- motoras

Acuidade auditiva, decodificação auditiva, associação audioverbal, memória auditiva,seqüência auditiva.
Acuidade visual, coordenação e acompanhamentos visuais, discriminações visuais, de formas, figura fundo, memória visual

7-Perceptivo motora

Coordenação muscular, visomotora fina,


Manipulação visomotora de forma e espaço, velocidade de aprendizagem
Visomotora, percepções gustativas e olfativas.

8-Área do desenvolvimento da linguagem

Vocabulário - Fluência na comunicação - Articulação das palavras.


9-Áreas das habilidades conceituais

Conceito de número-  classificação e seriação - informação geral - Compreensão


10-Área de habilidades sociais

Aceitação social-  Julgamento de valor-  maturidade social-  criatividade e invenção.

11-Distúrbio x Dificuldade x Problema

Distúrbio- O aluno como centro- comprometimento neurológico- Dificuldade- Aluno Mais Ambiente


Problemas de ordem sócio-culturais

12-Diagnóstico

Considera-se que uma criança tenha distúrbios de aprendizagem quando:


- Não apresenta um desempenho compatível com a idade.

- Apresenta discrepância entre o desempenho e sua habilidade intelectual em uma ou mais das seguintes áreas.

Expressão oral ou escrita

Compreensão de ordens orais

habilidade de leitura e compreensão

Cálculo e raciocínio matemático


12-As principais causas dos problemas de aprendizagem



Causas físicas

Causas sensoriais

Causas neurológicas

Causas emocionais

Causas cognitivas

Causas educacionais

Causas sócio-econômicas.



13-Principais causas físicas


           pertubações            transitórias


Atingem tanto o professor quanto os alunos.

Dores de um modo geral

Doenças parasitárias

Febre

Doenças alérgicas

Doenças infantis

Desnutrição


14-Perturbações permanentes


Deficiência orgânica
Não tenham um órgão, membro
Paralisia nos membros
Malformação congênita ou hereditária.



15-Principais causas sensoriais

Visão:

- Reclamação das crianças: dor de cabeça, tontura, náusea, visão nublada, ardume coceira nos olhos, incapacidade de enxergar.

Principais causas:


Comportamento:

- Fecha ou cobre os olhos

- Projeta a cabeça para frente

- Pisca excessivamente

- Contorce o rosto ao ler

- Chora freqüentemente

- É desajeitada nos movimentos do corpo

- Mantém material próximo do rosto

- Usa o dedo para seguir o que leu



Comportamento:

- Pula linhas ou relê

- Não se lembra do que leu

- Tem desprazer em ler

- Tem dificuldades em ler ou soletrar

- É desatenta.


 
16-Principais causas emocionais

Fracasso escolar

Delinqüência juvenil

Obesidade

Enurese

Tiques

Gagueira


Ansiedade


Medos fobia



17-Principais causas neurológicas

Retardamento mental
Lesão cerebral

Centros nervosos da: fala,dos movimentos, da memória, da aprendizagem , audição, visão, olfato,gustação tato equilíbrio.

Disfunção cerebral mínima:


- Distúrbios neurológicos falta de coordenação motora.


- Distúrbio da inteligência; dificuldades de atenção aprendizagem.


- Problemas de comportamentais; indisciplina, depressivo,agressivo, exibicionista.


Problemas escolares:


- Falta de concentração, disgrafia, disortografia, discalculia.


Distúrbio da motricidade:


- Hiperatividade,percepção visual,organização temporal, orientação e estruturação do tempo e do espaço.
dificuldades de linguagem



18-Principais causas intelectuais


Perturbações ou distúrbios intelectuais.
Os superdotados.


Limítrofes.



19-Principais causas sócio-econômicas


Classes sociais-    Carência cultural-   Privação cultural



20-Causas educacionais

Influência familiar:


- Ambiente físico e social do lar


- Nível cultural e educacional familiar


Influência do meio escolar:


- Ambiente físico e social da escola


O professor seu planejamento currículo e métodos

Interação professor aluno


Alunos x Família x Escola.
 Por fim o bom senso e mais anos de experiência.......................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo que eu não concorde, você tem o direito de dize-lo!