FELIZ 2011





Todas as postagens que não são de minha autoria é dado o devido crédito e citado a fonte, até porque quando se copia algo de alguém a intenção não é fazer plágio e sim divulgar as informações para um maior número de pessoas, favorecendo o conhecimento que é o meu maior objetivo com "ARQUIVO DO SABER".







sábado, 5 de fevereiro de 2011

INTEGRAÇÃO BILATERAL

Integração bilateral é a habilidade do dois lados do corpo de trabalharem de forma conjunta e harmoniosa para o desempenho de tarefas. Precisamos de boa integração bilateral para que possamos desempenhar tarefas como :


-cortar

-escrever

- pular

-copiar da lousa

O ponto que mais chama a atenção na integração bilateral é a habilidade de um lado do corpo funcionar como DOMINANTE, enquanto o outro funciona como AUXILIAR.



Essa habilidade está mais ou menos desenvolvida por volta dos 3-4 anos de idade, quando a dominância lateral já se encontra estabelecida mas continua a ser refinada pelo resto da vida.


Quando a criança tem dificuldade em integração bilateral?


Geralmente não usa consistementemente a mesma mão para executar a mesma tarefa. Às vezes corta com a direita, às vezes com a esquerda. Falta uma qualidade de harmonia e fluidez a seus movimentos.


O que se pode observar na criança com dificuldade em atingir boa integração bilateral:


• Troca frequente de mão usada para a atividade, usando muitas vezes a mão mais próxima do objeto para manuseá-lo


• Dominância lateral estabelecida mais tarde que o normal


• Dominância lateral estabelecida cedo demais, com rigidez excessiva


• Uma mão que permanece esquecida enquanto a outra executa a atividade


• Dificuldade em pular, correr, pegar bolas que são atiradas


• Dificuldade em copiar da lousa, perdendo-se frequentemente


• Não consegue fazer atividades que envolvem vários passos sem interrupção (ex., contar, dizer o alfabeto, pular amarelinha)


• Espelhamento de letras na escrita e inversão de sons na fala


• Dificuldade em colocar a acentuação na linguagem falada


• Piscar excessivo quando segue objetos visualmente


.Confusão ao apontar direita e esquerda em si mesma ou copiar movimentos espelhados. É preciso lembrar que crianças pequenas não tem ainda essa habilidade.



BRINCADEIRAS PARA AJUDAR

Pegar a bola com as duas mãos juntas; invente jogos em que se perde pontos quando se usa uma mão só.






• Jogar basquete usando um cesto ou balde como alvo: mudar o alvo de lugar várias vezes. Usar bolas grandes.Inicie com um alvo fácil para que a criança não desanime.






• Fazer desenho com as duas mãos ao mesmo tempo na lousa, na calçada ou no quadro branco.






• Desenhar estradas e caminhos no chão ou na areia e seguir com carrinhos .






• Seguir uma trilha. Ajude a criança a inventar uma estória.Terá de pular um rio, escalar uma montanha, passar por um túnel (embaixo de uma cadeira), etc. Puxe pela imaginação da criança.






• Faça brincadeiras que precisam ser sequenciados, tais como pular 3 vezes, bater palmas, duas vezes, pular 3 vezes de novo, etc.






• Corridas de saco são boas atividades para usar o pular com os dois pés ao mesmo tempo.






• O parquinho oferece boa oportunidade para atividades bilaterais






• Se você tiver almofadas ou um colchão velho sobre o qual a criança possa pular, ofereça essa oportunidade, que é muito rica no desenvolvimento do esquema corporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo que eu não concorde, você tem o direito de dize-lo!