FELIZ 2011





Todas as postagens que não são de minha autoria é dado o devido crédito e citado a fonte, até porque quando se copia algo de alguém a intenção não é fazer plágio e sim divulgar as informações para um maior número de pessoas, favorecendo o conhecimento que é o meu maior objetivo com "ARQUIVO DO SABER".







sábado, 5 de fevereiro de 2011

Estilos de aprendizagem

Estilos de aprendizagem: as diferentes formas de adquirir conhecimento.



Cada indivíduo possui e apresenta uma maneira própria de aprender, a forma individual de adquirir conhecimento é definida como Estilo de Aprendizagem. Por exemplo: algumas crianças aprendem com maior facilidade cantando músicas, outras através de brincadeiras, brinquedos pedagógicos, entre outros.


Conforme colocado anteriormente, sendo o Estilo de Aprendizagem um aprendizado pessoal e único, vale ressaltar que não se trata do que o indivíduo aprende e sim a forma que ele utiliza durante o aprendizado.

No intuito de identificar qual o melhor tipo de abordagem para seu aluno ou filho, fazendo com que crie e oriente estratégias educacionais personalizadas de acordo com o perfil de aprendizagem e proporcionando um aprendizado de forma prazerosa e com maior facilidade, conheça os tipos de aprendizagem existentes, bem como a maneira ideal de ser utilizada.



Os sete tipos de Estilo de Aprendizagem identificados no indivíduo:



Físico:   definido como o indivíduo que utiliza bastante a expressão corporal, as pessoas que apresentam esse perfil geralmente são inquietos, bisbilhoteiros e “destruidores” de brinquedos, pois buscam saber como ocorre o funcionamento desses. Interagem melhor através do contato manual e corporal, costumam ter gosto pela prática de esportes, dança, invenção e construção de algo.


Segue abaixo algumas atividades recomendadas aos indivíduos que apresentam esse Estilo de Aprendizagem:


Sugestões de atividades:



• Realizar aulas práticas com montagens e construções de objetos e simulações;


• Incluir aulas virtuais em computadores;


• Alternar momentos teóricos e práticos durante a aula.

 Intrapessoal:   definido como o indivíduo que apresenta característica introspectiva, costuma ser solitário, tímido, anti-social, porém costumam apresentar melhor desempenho quando deixados à vontade.


Na escola tendem a identificar melhor com atividades de escrita, pesquisa e


projetos independentes, apresentando raciocínio lógico muito apurado e são bastante reflexivos.

Sugestões de atividades:



• Realizar projetos independentes com eles;


• Devido ser considerados pesquisadores natos, pode requisitar inúmeros trabalhos de pesquisas;


• Evitar trabalhos em grupo, pois apresentam melhor desempenho em atividades isoladas.


Interpessoal:    definido como um indivíduo extrovertido, relaciona-se melhor com o mundo através de suas interações com os outros, apresenta melhor entendimento com pessoas que trabalham em grupo. São considerados prestativos e autênticos, apresentam melhor desempenho em atividades com equipes esportivas, grupos de discussões e organização de eventos, trabalhos de pesquisa em grupo, ou trabalho em pequenas equipes.


Sugestões de atividades:

• Realizar projetos em grupos;


• Organizar trabalhos onde possam lidar com o público, como debates e entrevistas.


Lingüístico ou Verbal: definido como o indivíduo que apresenta maior facilidade em se expressar com palavras, são consideradas como “devoradores” de livros, sendo extremamente cultas, sempre tem domínio do assunto que é abordado. São simpatizantes de atividades que envolvem o uso da palavra falada, escrita de poemas e leitura literária.

Sugestões de atividades:



• Realizar projetos literários, concursos para redação de textos publicitários;


• Realizar debates de temas polêmicos;


• Criar peça de teatro, etc.



Matemático:  geralmente esses indivíduos utilizam mais o pensamento (raciocínio lógico), números, padrões e seqüências, contagem e classificação de objetos, criação de tábuas cronológicas e tabelas, e solução de problemas complexos. São considerados gênios matemáticos e tendem a ser apaixonados por jogos.


Sugestões de atividades:

• Ensinar atividades que tenha como comprovar a resolução;


• Realizar projetos que propiciem a organização e classificação de coisas e objetos;


• Realizar projetos de pesquisas científicas ou comportamentais.


Musical:    são indivíduos que se interessam mais por sons e músicas, geralmente vivem cantando ou entoando algum som, mesmo com a boca fechada. Apresentam habilidade natural para interagir e entender os sons, musicais ou não.

Sugestões de atividades:


 Realizar projetos para criação de teatros musicais;


• Escrever letras para músicas já existentes;


• Realizar projetos de pesquisa, biografia e bibliografia musicais;


• Realizar projetos para criação de trabalhos em multimídia.


Visual:  são indivíduos que tendem a explorar mais o aspecto visual das coisas, apresentando um talento natural para lidar com cores e harmonizar ambientes. Identificam-se através de pinturas, imagens, bem como criação de artes gráficas.


Sugestões de atividades:

• Criar projetos voltados para a criação de cenários para peças de teatro;


• Criar um Site para a turma ou escola;


• Solicitar apresentações multimídia dos trabalhos da escola;


• Realizar projetos com interpretação de mapas, diagramas e obras de arte;


• Trabalhar com ilustrações, gráficos, slides e filmes nas aulas.






É importante esclarecer que uma pessoa pode apresentar mais de um estilo de aprendizagem, mas geralmente tende a ter o estilo primário tido como o dominante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo que eu não concorde, você tem o direito de dize-lo!