FELIZ 2011





Todas as postagens que não são de minha autoria é dado o devido crédito e citado a fonte, até porque quando se copia algo de alguém a intenção não é fazer plágio e sim divulgar as informações para um maior número de pessoas, favorecendo o conhecimento que é o meu maior objetivo com "ARQUIVO DO SABER".







domingo, 12 de setembro de 2010

Diferentes formas de apreciar a beleza

Seres humanos possuem a impressionante capacidade de admirar a beleza estética, seja na forma de um belo quadro, uma fotografia interessante, uma fantástica escultura, ou lindas paisagens. Curiosamente, homens e mulheres parecem apreciar a beleza de maneiras ligeiramente diferentes.

Segundo Camilo J. Cela-Conde e colegas, da Universidade das Ilhas Baleares, Espanha, enquanto a ativação sensorial em resposta à beleza no córtex das mulheres é bilateral, nos homens ela acontece predominantemente no hemisfério direito. Nos testes feitos com 10 homens e 10 mulheres usando a técnica de magnetoencefalografia (que detecta mudanças nos campos magnéticos gerados pela atividade dos neurônios), as principais regiões ativadas no córtex cerebral em resposta à observação de fotos de quadros e de paisagens foram no lobo parietal, responsável pela representação espacial. Isso sugere que o processamento das relações espaciais entre os objetos de uma imagem é fundamental para a apreciação da sua beleza.

Uma possível explicação para a ativação bilateral nas mulheres e unilateral nos homens é que eles e elas utilizam diferentes estratégias pra relacionar objetos no espaço. Para os autores, é possível que as mulheres usem estratégias visuais categóricas, ou seja, colocando a posição dos objetos ou de suas partes em categorias amplas de localização (acima e abaixo, direita ou esquerda, na frente ou atrás), enquanto os homens se apoiariam em estratégias visuais baseadas em coordenadas, que envolvem informações métricas mais precisas sobre as distâncias entre os objetos.

O restante do processo de apreciação estética, por outro lado, parece ser compartilhado entre homens e mulheres. Em ambos há ativação do giro angular, também relacionado à visualização espacial, cuja ativação é muito mais intensa em resposta a estímulos considerados belos do que aos “feios”. Isso sugere que a representação inesperada e pouco usual de objetos - que requerem habilidades de rotação e transformação, por exemplo, como o sol embaixo, refletido na água do mar ao invés de alto lá no céu -, é um componente primário da preferência estética em ambos os sexos.

Talvez por isso o por do sol refletido no mar do Arpoador seja uma visão especialmente apreciada pelos namorados...
pesquei
Fonte: Cela-Conde CJ, Ayala FJ, Munar E, Maestú F, Nadal M, Capó MA, del Rio D, López-Ibor JJ, Ortiz T, Mirasso C, Merty G (2009) Sex-related similarities and differences in the neural correlates of beauty, PNAS 106, 3847-3852.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo que eu não concorde, você tem o direito de dize-lo!