FELIZ 2011





Todas as postagens que não são de minha autoria é dado o devido crédito e citado a fonte, até porque quando se copia algo de alguém a intenção não é fazer plágio e sim divulgar as informações para um maior número de pessoas, favorecendo o conhecimento que é o meu maior objetivo com "ARQUIVO DO SABER".







domingo, 12 de setembro de 2010

BIBLIOTECA

Dicas de livros  sobre o sistema nervoso



Livros-texto

■Cem bilhões de neurônios (Roberto Lent)

O primeiro livro-texto completo de neurociência escrito por um pesquisador brasileiro. Texto agradável, boa pedida para começar. Ed. Atheneu, R$ 207,00.

■Principles of neural science (Kandel, Schwartz e Jessell)

Para muitos, a bíblia da neurociência. Um livro completo, excelente referência, que também pode ser lido de uma capa à outra. Em inglês somente; a Guanabara Koogan não publica mais a versão em português...

Emoções & consciência

■O erro de Descartes (António Damásio, 1996)

Um livro agradável sobre uma linha de pesquisa que fez história, demonstrando a importância das emoções para a tomada de decisões. Imperdível.

■O mistério da consciência (António Damásio, 2000)

O título em inglês era mais informativo sobre o assunto deste livro, que é apenas incidentalmente a consciência: como eu sei que uma emoção é MINHA, que quem a sente sou EU?

■Fantasmas no cérebro (VS Ramachandran e Sandra Blakeslee)

Ramachandran vai além da prática inaugurada por Oliver Sacks: não só estuda casos neurológicos bizarros como especula sobre a neurociência normal que existe por trás de membros-fantasma, alucinações e da incapacidade de se reconhecer paralisado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo que eu não concorde, você tem o direito de dize-lo!