FELIZ 2011





Todas as postagens que não são de minha autoria é dado o devido crédito e citado a fonte, até porque quando se copia algo de alguém a intenção não é fazer plágio e sim divulgar as informações para um maior número de pessoas, favorecendo o conhecimento que é o meu maior objetivo com "ARQUIVO DO SABER".







sexta-feira, 17 de setembro de 2010

CRECHE

 
4,4 milhões de crianças de 0 a 3 anos ficam sem creche no País
80% dos bebês que precisam de creches não são atendidos. Meta do País é atender 50% da demanda até 2011
iG São Paulo | 16/09/2010 17:19
Um levantamento da Fundação Abrinq baseado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2008 mostra que 4,4 milhões de crianças com idades de 0 a 3 anos não são atendidas pelas creches. O País tem 11 milhões de brasileiros nesta faixa etária e metade, 5,5 milhões, necessita de creches, mas as matrículas atingem apenas 1,1 milhão, deixando 80% de fora.
Para se ter uma idéia da gravidade do problema, a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) é de que, até 2011, 50% das crianças de famílias que demandam sejam atendidas nas creches. Mas, o estudo aponta que atualmente, apenas 20% são atendidas. Segundo a Abrinq, as outras 5,5 milhões de crianças que não precisam de creches ficam em casa com pais, parentes ou babás.
A discussão do ensino infantil no País ganhou maior projeção no fim de 2009, quando o Senado aprovou a Proposta de Emenda à Constituição que torna obrigatório o ensino para crianças e jovens de 4 a 17 anos. Antes, a obrigatoriedade abrangia a faixa etária de 6 a 14 anos. Apesar das mudanças, a creche ficou de fora da exigência da lei.
“A ampliação da faixa etária não incluiu a creche. A lei excluiu uma população que necessita desse equipamento”, afirma Denise Cesário, coordenadora de Programas e Projetos da Fundação Abrinq.
O levantamento da Abrinq baseado na Pnad mostra ainda que, em relação a 2008, houve um aumento no número de crianças atendidas muito pequeno em relação ao ano anterior - 81,9% das crianças nessa faixa etária não frequentavam creches. Em 2008, a situação mais crítica ocorria na Região Norte, onde a taxa de frequência nas creches é de apenas 8,4%. A Região Sul apresentava a maior taxa: 24,6%. E o Sudeste, 22%. Os dados por região referentes a 2009 ainda não foram concluídos.
Na próxima sexta-feira (17), a Fundação Abrinq – Save the Children e o Instituto C&A irão realizar o Seminário Nacional Creche para Todas as Crianças, que debaterá soluções para o problema. O evento será das 9h às 17h, no Hotel Meliá Jardim Europa (Rua João Cachoeira, 107 – Itaim Bibi).
pesquei  * Com informações da Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo que eu não concorde, você tem o direito de dize-lo!