FELIZ 2011





Todas as postagens que não são de minha autoria é dado o devido crédito e citado a fonte, até porque quando se copia algo de alguém a intenção não é fazer plágio e sim divulgar as informações para um maior número de pessoas, favorecendo o conhecimento que é o meu maior objetivo com "ARQUIVO DO SABER".







segunda-feira, 9 de maio de 2011

Legastenia

Segundo a fonoaudióloga Evelise Pataro, em seu artigo publicado em "Viver Mente Cérebro", aponta a legastenia como a inabilidade do controle dos movimentos oculares e como consequência, dificulta nas tarefas de leitura e escrita e é muitas vezes considerado como sinônimo da dislexia.
Para facilitar o entendimento, quando alguém lê ou presta atenção em alguma coisa, os olhos fazem movimentos sacádicos que são movimentos oculares rápidos e pequenos, ou seja, estão sempre em movimento. No caso de o olho "estar parado" ou quando não para de se mexer, de forma anormal claro, é preciso saber o que ocorre e qual é o motivo dessa alteração.
Agora para diferenciar Dislexia de Legastenia, segue a explicação abaixo, extraída do http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=14411:

Dislexia ('dis-': separação +'lexia': de palavra): dificuldade em ligar os símbolos escritos com os respectivos fonemas.

No Dicionário Médico (Climepsi Editores, Lisboa) é «(fr. "dysleléxie"; ing. "dyslexia") Perturbação da capacidade de leitura, que se traduz por erros, omissões, inversão de letras, de sílabas ou de números, observada nas crianças em idade de aprender a ler, que, de resto, não apresentam qualquer perturbação susceptível de explicar este estado (visão, audição, capacidades intelectuais normais).»

Legastenia – (`leg-´: leitura + `astenia´: diminuição de força): dificuldade em dizer ou em escrever as palavras.

No Moderno Dicionário Michaellis da Língua Portuguesa (ed. Melhoramentos, São Paulo): «(do grego 'legasthenía') Fraqueza congênita da faculdade de ler e escrever, com aptidões restantes normais.»

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo que eu não concorde, você tem o direito de dize-lo!