Outro transtorno de aprendizagem é a Afasia, sendo a perda da capacidade de linguagem, parcial ou total, de causa neurológica decorrente de AVC (Acidente Vascular Cerebral). O termo afasia significa uma completa ausência de linguagem, porém o uso mais correto é "disfasia", pois designa qualquer transtorno do uso simbólico das palavras.Dependendo da localização e da extensão da lesão, o paciente pode apresentar diversos sintomas, como por exemplo, perda total ou parcial da articulação das palavras, da fluência verbal, da habilidade de interpretação e de organização de gestos para comunicar o que quer; apresenta dificudade de expressar-se verbalmente, de nomear objetos, repetir palavras, contar, em ler, escrever.
Afasia de Wernicke (sensorial ou receptiva): a pessoa ouve e vê, mas não compreende a linguagem falada ou escrita;
Afasia de Broca (motora ou expressiva): a pessoa é incapaz de falar ou escrever adequadamente, porém o aparelho fonador não está paralizado;
afasia conceitual: não consegue formular conceitos;
afasia global ou mista: apresenta todas as formas de linguagem afetada;
afasia não fluente: a pessoa tem dificuldade em começar a falar e produzir as sequências articulatórias e gramaticais;
afasia fluente: tem dificuldade em encontrar vocábulos, mas articula e produz sequências grandes de palavras.
O psicopedagogo trabalha na reeducação da linguagem, com exercícios de percepção visual, imagens de catálogos, calendários, anúncios, entre outros.
Referências:
http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=919
http://www.neurologia.ufsc.br/index.php?option=com_content&view=article&id=37:disfasias&catid=3:artigos&Itemid=10
http://www.psicopedagoga.org/index.php?option=com_content&view=article&id=71%3Aatividades-para-afasicos-adultos&catid=14%3Aentrevistas&Itemid=70
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