FELIZ 2011





Todas as postagens que não são de minha autoria é dado o devido crédito e citado a fonte, até porque quando se copia algo de alguém a intenção não é fazer plágio e sim divulgar as informações para um maior número de pessoas, favorecendo o conhecimento que é o meu maior objetivo com "ARQUIVO DO SABER".







segunda-feira, 9 de maio de 2011

Afasia - Disfasia

Outro transtorno de aprendizagem é a Afasia, sendo a perda da capacidade de linguagem, parcial ou total, de causa neurológica decorrente de AVC (Acidente Vascular Cerebral). O termo afasia significa uma completa ausência de linguagem, porém o uso mais correto é "disfasia", pois designa qualquer transtorno do uso simbólico das palavras.Dependendo da localização e da extensão da lesão, o paciente pode apresentar diversos sintomas, como por exemplo, perda total ou parcial da articulação das palavras, da fluência verbal, da habilidade de interpretação e de organização de gestos para comunicar o que quer; apresenta dificudade de expressar-se verbalmente, de nomear objetos, repetir palavras, contar, em ler, escrever.

Afasia de Wernicke (sensorial ou receptiva): a pessoa ouve e vê, mas não compreende a linguagem falada ou escrita;
Afasia de Broca (motora ou expressiva): a pessoa é incapaz de falar ou escrever adequadamente, porém o aparelho fonador não está paralizado;

afasia conceitual: não consegue formular conceitos;

afasia global ou mista: apresenta todas as formas de linguagem afetada;

afasia não fluente: a pessoa tem dificuldade em começar a falar e produzir as sequências articulatórias e gramaticais;

afasia fluente: tem dificuldade em encontrar vocábulos, mas articula e produz sequências grandes de palavras.





O psicopedagogo trabalha na reeducação da linguagem, com exercícios de percepção visual, imagens de catálogos, calendários, anúncios, entre outros.



Referências:

http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=919


http://www.neurologia.ufsc.br/index.php?option=com_content&view=article&id=37:disfasias&catid=3:artigos&Itemid=10


http://www.psicopedagoga.org/index.php?option=com_content&view=article&id=71%3Aatividades-para-afasicos-adultos&catid=14%3Aentrevistas&Itemid=70

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo que eu não concorde, você tem o direito de dize-lo!