FELIZ 2011





Todas as postagens que não são de minha autoria é dado o devido crédito e citado a fonte, até porque quando se copia algo de alguém a intenção não é fazer plágio e sim divulgar as informações para um maior número de pessoas, favorecendo o conhecimento que é o meu maior objetivo com "ARQUIVO DO SABER".







segunda-feira, 9 de maio de 2011

Disfasia

Disfasia




 Disfasia é uma perturbação da linguagem a qual está associada a uma lesão cerebral e consiste na má coordenação das palavras. Quando se trata de disfasia normal, o que ocorre é que a mente processa seus pensamentos mais rápido do que fala, daí atropelando as palavras. Quando a criança, adulto, adolescente está emocionado ou cansado a fala fica mais prejudicada, a mesma coisa acontece quando a pessoa se sente precionada ou percebe que está com dificuldade, isso acaba prejudicando mais ainda! Ou seja, aqui já começa uma dica, deixar a pessoa tranquila e não precioná-la.


Um ponto muito importante em relação a essa primeira dica, é estimular diálogos com seu filho ou aprendente. Principalmente temas que o interessem. Não o force nunca. Outras dicas importantes: não interrompa, não corrija. Evite elogios quando ele falar corretamente, pois significa que a fala anterior não estava adequada. Sempre o deixe tranquilo, fazer com que o diálogo seja um prazer e não um impecílio para que ele nunca consiga progredir.



Quando é o momento de procurar ajuda médica? ( Por exemplo, o fonoaudiólogo faz o diagnóstico e indica para outros profissionais para ajudá-lo na intervenção. O neurologista solicita exames para comprovar qualquer lesão e/ou para a comprovação. O psicopedagogo trabalha com a intervenção para adquirir a linguagem).


Seu filho tem mais de 6 anos de idade e apresenta dificuldade em pronunciar a maioria das palavras?


Seu filho tem hesitações e pausas na fala, medo de falar?


Seu filho apresenta tiques nervosos?


Seu filho fica preocupado a respeito da forma como ele fala?


Sua família tem antecedentes de gagueira na idade adulta?


Existe retardo na fala do seu filho? (Tem 2 anos e meio ou mais e não fala nenhuma frase)


A linguagem do seu filho não é compreensível? (Criança com mais de 4 anos)


Referências Bibliográficas


http://pt.wikipedia.org/wiki/Disfasia


http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?sec=47&art=270


http://boasaude.uol.com.br/lib/showdoc.cfm?libdocid=3555&fromcomm=3&commrr=src


http://www.pdamed.com.br/diciomed/pdamed_0001_06079.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo que eu não concorde, você tem o direito de dize-lo!