FELIZ 2011





Todas as postagens que não são de minha autoria é dado o devido crédito e citado a fonte, até porque quando se copia algo de alguém a intenção não é fazer plágio e sim divulgar as informações para um maior número de pessoas, favorecendo o conhecimento que é o meu maior objetivo com "ARQUIVO DO SABER".







domingo, 24 de outubro de 2010

glossário

A fossa craniana média
A fossa craniana média ume  parte da cavidade intracranialdo crânio constituída por partes dos ossos esfenóide e temporal.
Cerebelo
O cerebelo é a parte do encéfalo responsável pela manutenção do equilíbrio e postura corporal, controle do tónus muscular e dos movimentos voluntários, bem como pela aprendizagem motora.

Congenita
Doenças congênitas são aquelas adquiridas antes do nascimento ou até mesmo depois do mesmo, no primeiro mês de vida, seja qual for a sua causa. Dentre essas doenças, aquelas caracterizadas por deformações estruturais são denominadas anormalidades.

Craniotomia : abertura do crânio através da remoção do osso.

Disestesia
Parestesia anormala dolorosa (sensação anormal)

Dura-mater
A mais externa, é espessa, dura e fibrosa, protegendo o tecido nervoso do ponto de vista mecânico. Não apresenta irrigação sanguínea. Na zona do crânio está aderente aos ossos, enquanto na coluna vertebral é deles separada por uma camada de gordura.
Efeito de massa
O efeito de massa desloca as demais estruturas cerebrais, causando diversos sintomas, como desvio das estruturas da linha média, e deslocamento posterior dos ventrículos laterais, aumenta a pressão intracraniana.

Endocrinopatia
Desequilibrio de hormonios

Endoscopia
Endoscopia, significa olhar dentro. Trata-se de uma especialidade médica que se ocupa de obter imagens médicas diagnósticas utilizando-se de um endoscópio. O endoscópio é um aparelho que consta basicamente de uma fonte de luz e alguma forma de visualização da imagem. São consideradas endoscopias.

Fissura interhemisferica
O cérebro é formado pelos dois hemisférios cerebrais, que por sua vez são separados de forma incompleta por uma grande fenda chamada fissura longitudinal do cérebro ou inter-hemisférica.

Espaço subaracnóide
Entre a membrana aracnóide e a pia-máter está a cavidade (espaço subaracnóide) também chamada de  cisterna aracnóide, onde circula o líquido cefalorraquidiana (líquor).

Fossa media
A fossa craniana média ume  parte da cavidade intracranialdo crânio constituída por partes dos ossos esfenóide e temporal.

Fossa posterior
A fossa cranial posterior é  ume  parte da cavidade intracranial constituída por partes dos ossos occipital e esfenóide aloja o cerebelo e tronco encefálico.

Fissura silviana
O lobo frontal é separado do temporal pela fissura silviana.

Hidrocefalia
O líquido cefaloraquidiano (líquor) é produzido constantemente dentro dos ventrículos cerebrais. Em pessoas normais, o líquor normalmente flui através de vias de um ventrículo ao próximo, e então para fora do cérebro, descendo para a medula .
Se as vias de drenagem do líquor forem obstruídas em algum ponto, o fluído se acumula nos ventrículos do cérebro, causando neles um inchaço - resultando na compressão do tecido ao redor. Em bebês e crianças, a cabeça se alargará; em crianças mais velhas e adultos, o tamanho da cabeça não aumenta porque os ossos que formam o crânio já estão completamente unidos.

Invaginacao
s.f. Medicina Dobramento de um órgão cavo sobre si mesmo, como um dedo de luva revirado: a invaginação do intestino causa sua oclusão.

Líquido cefalorraquidiano
O Cérebro, bem com o restante do sistema nervoso central, é protegido suplementarmente contra lesão pelo líquido cefalorraquidiano, também chamado de líquor. Este circula através da cavidade (espaço subaracnóide), em torno do cérebro e da medula espinal.

Medula Oblonga
Medula oblonga, ou bulbo é um componente do tronco encefálico, juntamento com outros órgãos como o mesencéfalo e a ponte, que estabelece comunicação entre o cérebro e a medula espinhal. É um órgão condutor de impulsos nervosos.<br><br>Relaciona-se também com funções vitais como a respiração, os batimentos do coração e a pressão arterial, e com alguns tipos de reflexos como mastigação, movimentos peristálticos, fala, piscar de olhos, secreção lacrimal e vômito.

Menbrana aracnoide
Com localização intermédia, esta é a mais fina das meninges e também não é irrigada pelo sangue. Esta é a membrana responsável pela produção do líquido cefalorraquidiano, que banha todas as cavidades do S.N.C., protegendo de pancadas e permitindo a distribuição da pressão e impedindo a fricção com os ossos. Ela é denominada aracnóide devido ao seu delicado arranjo em forma de teia de aranha de fibras colágenas e elásticas.

Meninges
O sistema nervoso é envolto por membranas conjuntivas denominadas meninges que são classificadas como três: dura-máter aracnóide pia-máterA inflamação das meninges é conhecida como meningite.

Neuroendoscopia
A neuroendoscopia é uma nova área em desenvolvimento da neurocirurgia que busca minimizar o tamanho da ferida cirúrgica com o mesmo resultado.A neuroendoscopia utiliza um pequeno telescópio e câmera de vídeo de alta resolução para ver dentro do crânio, cérebro e espinha. A neurocirurgia menos invasiva tem as inúmeras vantagens de uma pequena incisão e mínimo trauma para o cérebro ou coluna vertebral.

Parestesia
Parestesias são sensações cutâneas subjetivas (ex., frio, calor, formigamento, pressão, etc.) que são vivenciadas espontaneamente na ausência de estimulação.
Pia-mater
A membrana mais interna, é também muito fina e aderente a todas as voltas do Sistema Nervoso Central (SNC).Esta é a única membrana vascularizada, sendo a responsável pela barreira sangue-cérebro.

Ponte
Faz parte do sistema nervoso central e retransmite informações entre o cerebelo e o telencéfalo. Além disso contém os centros pneumotáxicos que ajudam a regular a respiração.

Regiao supraselar
A região  que fica acima da glândula hipófise. A hipófise situa-se no interior da caixa craniana, numa depressão óssea chamada sela túrcica.

Sela
a região da sela túrcica (ou sela turca) : cavidade óssea do crânio. Esta cavidade localiza-se na linha média para trás do nariz.

Ventriculos
O líquor circula no cérebro e medula espinhal através de cavidades especiais que constituem o chamado sistema ventricular. As cavidades são designadas como dois ventrículos laterais, o terceiro ventrículo e o quarto ventrículo. Comunicando os ventrículos laterais com o terceiro ventrículo encontram-se os forames ventriculares (um em cada hemisfério cerebral), enquanto o aqueduto de Sylvius comunica o terceiro ventrículo, situado no diencéfalo, com o quarto ventrículo, situado no rombencéfalo. Em cada uma das quatro cavidades ventriculares evagina-se um plexo vascular, responsável pela produção do líquor (o plexo coróide).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo que eu não concorde, você tem o direito de dize-lo!